terça-feira, 1 de março de 2022
Igreja na guerra da Ucrânia.
domingo, 12 de dezembro de 2021
Selo do rei Ezequias
Achado arqueológico que prova a existência do rei Ezequias
No sitio arqueológico em Israel, cidade de Jerusalém, nas ruínas de ofel bairro no sul da cidade.
Em dezembro de 2015, arqueólogos israelenses anunciaram a descoberta de uma marca do selo do rei bíblico.
Foi encontrado o selo do real do rei Ezequias, De um centímetro de diâmetro e nove milímetros de espessura, com a inscrição em hebraico antigo,” Pertencente ao rei Ezequias filho de Acaz rei de Judá.”
O selo real era um carimbo, usado para selar, autenticar documentos do rei, garantia também de propriedades reais.
No local ainda tem muitas ruínas antigas, foram encontrados vasos onde se guardava água e vinho, pode se ver muralhas de milhares de anos.
De um centímetro de diâmetro e nove milímetros de espessura, trata-se do selo do rei Ezequias prova da existência de um dos reis mais famosos do Antigo Testamento.
O Rei Ezequias e citado no livro dos reis de Israel e no livro das Crônicas dos reis de Israel.
E segundo a Bíblia foi responsável por uma reforma religiosa em Judá e Israel.
Também responsável por um livramento de Deus em favor de Jerusalém do rei da Assíria. 2Rs18, 2Rs19 e 2Rs 20 contam a historia desse rei.
Segundo a Bíblia o reinado de Ezequias durou 29 anos entre o século 8 e 9 antes de Cristo,
Da descendência de Davi, também é encontrado na genealogia de Jesus Cristo. Mt 1.9
Esse achado é uma comprovação dos fatos narrados nas Sagradas Escrituras, que afirmam a existência desse rei tão famoso e importante, para nos Cristãos e Judeus, porque sua existência prova a existência da descendência de Davi e por conseqüência a existência de Jesus Cristo, que é da descendência de Davi.
Para nós Cristãos esse selo é importantíssimo porque não só prova as reais historias Bíblicas,
Mas também é um grande significado para á historia, para teologia e a arqueologia.
quinta-feira, 4 de novembro de 2021
O que está acontecendo com os cristãos dessa geração?
O que tem acontecido com essa geração? Normalmente uma geração é influenciada por
outra, mas eu vejo que a geração atual de cristãos perece que não foi influenciada
pela a geração anterior.
Veja
abaixo as gerações, a titulo de informação.
1- Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960
(atualmente com 60 a 80 anos)
2- Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40
a 60 anos)
3- Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995
(atualmente com 25 a 40 anos)
4- Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10
a 25 anos)
5- Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com
até 10 anos)
A geraçaõ Y e Z que é atualmente cristãos que vão com a idade
de 40 até 80 anos, cristãos que já são lideres em suas igrejas, cristãos que já
também podem ter já uma postura espiritual mais avançada no conhecimento Bíblico.
Mas o que eu tenho visto hoje na igreja, tem me entristecido
e entristecido muitos lideres.
Temos visto cada coisa acontecer nos nossos templos, que
chegamos a pensar, a onde vamos parar?
Outro dia vi um vídeo que era de um batismo na igreja, e eu
fiquei perplexo com o que aconteceu.
Estava lá os pastores ou lideres que desceriam o Batizando
nas águas, ate ai tudo bem.
Eles fizeram as orações conforme a Bíblia, mas quando desceu
o homem as águas para ser batizado, seguraram o homem lá debaixo da água tipo
que afogando o homem por alguns segundos.
Ai eu fiquei vendo aquele acontecimento e pensei, onde vamos
parar? Gente quanta ignorância, o homem levanta da água atordoado, e as pessoas
filmando tirando fotos como se fosse algo normal oque acabou de acontecer ali aos
olhos de todos.
Creio que estamos vivendo uma crise de lideres, lideres
compromissado com a palavra de Deus.
Lideres que leem e estudam a bíblia, para não fazer coisas
como essas que eu relatei para vocês.
O texto de Oseias 4.6 tem sido uma realidade no povo de
Deus, temos sido ridicularizados, zombados pelo mundo pela falta de
conhecimento de muitos lideres e pastores que não observam as Sagradas
Escrituras.
Oséias 4 6
"6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o
conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,
para que não sejas sacerdote diante de mim; e visto que te esqueceste da lei do
teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."
E se continuarmos do jeito que estamos pense comigo, estamos
fechando a porta do Reino para muitas outras pessoas, pela ignorância de muitos
lideres cristãos.
Outro fato também que eu fiquei impressionado, foi em um
culto que no momento da oração, o pastor ou ministro pega um copo com água,
coloca a água na boca e cospe dentro da boca do suposto membro ali que estava
recebendo a oração.
Esse fato não vale apena nem falar mais. Mas,
Mais uma vez eu pergunto, onde vamos parar?
Que Deus tenha misericórdia do seu povo, e venha avivar sua
obra no decorrer dos anos como disse o profeta Habacuque.
Habacuque 3.2
"Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor,
a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira
lembra-te da misericórdia."
Que Deus levante uma geração forte para impactar o mundo.
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
Livro Frases de Teólogos e Grandes Homens de Deus
segunda-feira, 17 de maio de 2021
O que tem marcado sua vida neste tempo?
Texto: Isaías 6 / 2 Cr 26
Estamos vivento tempos difíceis na face da terra.
Tempos de dor, tempo em que as pessoas estão sendo marcadas
positivamente ou negativamente.
Quero te fazer uma pergunta! O que tem marcado sua vida?
Diante desta pergunta, quero trazer uma palavra de Deus para
seu coração.
Essa palavra está escrita em Isaías capitulo 6 onde Isaías
tem uma visão de Deus.
No verso 1 do capitulo 6 temos algo que revela o que está
acontecendo com o profeta, algo que marcou a vida de Isaías.
Isaías cita o rei Uzias e sua morte, ele fala “No ano que
morreu o rei Uzias" ele viu o Senhor.
A morte do rei foi algo que marcou sua vida, e de todo o
povo.
Uzias era um rei bom que fez coisas boas em Judá, fez a
nação crescer, formou um forte exercito.
Todos amavam o rei, por ele ser um homem com coração
quebrantado diante de Deus, por ele fazer grandes coisas em Judá.
Creio que todos tinham orgulho da nação, por ter um rei que
sabia governar.
Mas algo acontece e marca a história do povo e do profeta.
Aquele rei bom, que fizera crescer a nação, exalta seu
coração, seu orgulho toma posse da sua razão, e ele, Uzias peca contra Deus
transgredindo sua Lei.
Uzias se exaltou e quis queimar incenso ao Senhor no templo,
serviço que era de exclusividade dos sacerdotes filhos de Levi.
Os sacerdotes até que tentaram o impedir, mas ele teimou
pegou o incenso e foi para queima-lo. (2Cr26)
Quando Uzias estava com incensário na mão pronto para
queima-lo, irritado com os sacerdotes no altar do Templo de Jerusalém a lepra
saiu em sua testa.
Quando os sacerdotes viram a lepra em sua testa o expulsaram
do Templo, ele mesmo teve pressa em sair, porque viu que o Senhor o tinha
ferido ali no altar do Templo.
A partir daquele dia, Uzias ficou leproso e não podia mais
entrar na casa do Senhor, e depois de um tempo veio a morrer.
Essa história do rei Uzias serve de exemplo para nós, e para
muitas pessoas, de como temos que ser humildes diante de Deus e dos homens.
A morte do rei marcou negativamente muitos de Judá, e marcou
até o profeta Isaías.
Temos sidos marcados com tantas coisas que entristecem nosso
coração, como esse tempo que estamos vivendo de pandemia, tantas pessoas
morrendo, famílias sendo marcadas negativamente.
Isaías estava marcado naquele ano com a morte do rei, mas
Deus naquele mesmo ano também tinha um plano para marca-lo, de forma poderosa.
Meu querido (a) creio que Deus também tem um plano de marcar
você poderosamente. ( Jr 29.11)
Assim com ele marcou Isaías com sua presença maravilhosa, Deus também quer marcar você com a sua presença maravilhosa, a presença Dele em sua vida.
Abra seu coração para Deus, deixe-o entrar, ELE fará algo grande em você.
Quando Isaías viu O Senhor e sua presença maravilhosa ele foi
marcado positivamente, pela presença e santidade de Deus.
E aquilo que era negativo em Isaías desapareceu! ALELUIA!
Entremos agora na sua presença, e vamos deixar Deus mudar
nosso interior, vamos deixar Deus tocar em nós como ele tocou em Isaías com a
brasa do altar e purificar nossa vida.
Se entregue agora ao Senhor Jesus Cristo e deixe-o mudar sua
vida pra sempre!
Isaías não foi mais o mesmo a partir daquele dia, ele foi transformado restaurado, a dor a marca negativa desapareceu do seu interior para sempre. ALELUIA!
E a partir dali teve uma vida vigorosa sendo usado por Deus
no meio do seu povo.
Então se entregue agora, entre na presença do Altíssimo, e deixe-o
mudar seu inteiro pra sempre!
Ass: Pr. Daniel Flávio
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Conselhos de Jesus Cristo para o fim dos Tempos.
Texto: (Lc 21.5-36)
1- Cuidado aparecerão muitos falsos profetas, não o sigam!!
2- Nao ter medo,não ficar aterrorizado!
Por causa do está acontecendo.
3-E tempo, oportunidade para dar testemunho de Jesus
4- Os acontecimentos Mostra que Jesus está voltando
5- Temos que ter vida de oração
Orarmos para Deus nos livrar do mal.
6- Em meio a isso tudo Deus vai nos guardar
É perseverando que vocês obterão a vida. (Lc 21.17-19)
Temos que tomar todos os cuidados necessários, pois crente fica doente sim,passa por aflições sim.
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Doutrina cristã.
Em seu sentido mais elementar, doutrina cristã é a crença cristã baseada na Bíblia. Como exemplo, podemos citar as crenças de que Deus é triúno (Deus é três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo), Jesus é, ao mesmo tempo, totalmente Deus e totalmente homem e a salvação é pela graça divina. A sã doutrina reflete em forma resumida o que as Escrituras afirmam e aquilo em que a igreja deve crer.
A igreja deve rechaçar a heresia e corrigir seus erros.
A doutrina cristã em suas quatro aplicações
A doutrina é crida. Ortodoxia é crença correta, ou sã doutrina.
A doutrina é praticada. Ortopraxia é prática correta, ou vida santa.
A doutrina é confessada. Confissão é a declaração pública da fé cristã.
A doutrina é ensinada. Ensino (a palavra “doutrina” vem do latim docere, “ensinar”) é a transmissão fiel da crença cristã de uma geração para outra.
Assim, deve-se crer na doutrina, praticá-la, confessá-la e ensiná-la. Ela é fé cristã que envolve não apenas o intelecto, mas todo o nosso ser: mente, emoções, vontade, motivações, atitudes, intenções, comportamento, palavras e instrução.
Doutrina cristã como fé e prática
A doutrina cristã como fé e prática é importante por várias razões. A Bíblia associa a sã doutrina à maturidade cristã e às responsabilidades da liderança. Quanto ao primeiro ponto, a ideia bíblica de ter crentes maduros em igrejas maduras tem este objetivo: “para que não sejamos mais crianças, levados de lá para cá por ondas e carregados por cada vento de doutrina, pelo ardil dos homens, por sua astúcia em esquemas enganosos” (Ef 4.14). A maturidade cristã visa à adoção da sã doutrina e à rejeição de falsas doutrinas e, pelo menos em parte, é avaliada por esse critério.
Igrejas e cristãos maduros são caracterizados por boa teologia.
Quanto às responsabilidades da liderança, a Escritura descreve bons servos de Jesus Cristo como discípulos que são “treinado[s] nas palavras da fé e da boa doutrina que [têm] seguido” (1Tm 4.6). O presbítero, /pastor ou /ministro deve “apegar-se firmemente à palavra fiel tal como ensinada, para que seja capaz tanto de instruir de acordo com a doutrina quanto de convencer os que a contradizem” (Tt 1.9). Os líderes da igreja devem adotar e praticar uma doutrina sólida, além de serem capazes de refutar os que se opõem a ela.
Os líderes da igreja são caracterizados por boa teologia.
Usando um contraste negativo, podemos dizer que alguém alheio à fé cristã “ensina outra doutrina e discorda das sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina que é de acordo com a piedade” (1Tm 6.3). Aliás, ao final de uma longa descrição de tipos ímpios — “transgressores e desobedientes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos […] mentirosos, perjuros” —, Paulo indica que a lista continua ao acrescentar um tipo de “etc.”: “e […] tudo o que se opõe à sã doutrina” (1Tm 1.9,10). Falsa doutrina ou heresia é o oposto de sã doutrina. Devemos rejeitar a primeira e nos agarrar à última.
Os que não pertencem à fé são caracterizados por teologia falsa.
Portanto, a doutrina cristã como fé e prática é importante.
Doutrina cristã como confissão e ensino
A doutrina cristã como confissão e ensino é importante por várias razões. As passagens bíblicas que acabamos de ler enfatizam a importância de reter com firmeza a boa teologia e transmiti-la. Em muitas ocasiões e épocas, a igreja confessou publicamente aquilo em que crê. Aqui está um trecho de um credo da igreja primitiva acerca de Jesus Cristo — uma confissão encontrada no Novo Testamento (1Tm 3.16):
Evidentemente, grande é o mistério da piedade:
Ele foi manifestado na carne,
justificado pelo Espírito,
contemplado por anjos,
pregado entre as nações,
crido no mundo,
recebido na glória.
Cada um dos credos da igreja primitiva expressava, de forma resumida, a sã doutrina que a igreja confessava. O Credo dos Apóstolos, por exemplo, afirma: “Creio em Deus Pai todo-poderoso […] e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor […] e no Espírito Santo”.
A igreja confessa boa teologia publicamente.
A igreja ensina sã doutrina. Desde o início, a igreja tem a tradição de transmitir sua fé — aquilo em que ela crê — a seus novos membros. Às vezes nos referimos a isso como transmitir uma tradição (lat., traditio, “entrega”). Cristãos mais velhos — particularmente os líderes cristãos — instruem os novos crentes na sã doutrina, a qual, por sua vez, eles põem em prática em sua vida, servindo de modelo. Aliás, o discípulo (lat., discipulus, “estudante”) é um estudante de boa teologia que se torna cada vez mais conforme à imagem de Jesus Cristo. Sem minimizar a importância do papel que escolas, faculdades, universidades e seminários cristãos desempenham no ensino da teologia, a igreja não deve abdicar jamais de sua posição como principal transmissora da sã doutrina.
A igreja transmite boa teologia de geração em geração.
Portanto, a doutrina cristã como confissão e ensino é importante.



















