Você sabia que existe argumentos em favor da existência de Deus? sim! existe!
E, é disso que vamos falar neste post.
A Bíblia não se preocupa em provar a existência ou a não existência de Deus.
Ela apresenta Deus, como Criador Auto- revelador agindo como redentor do universo.
Os 66 livros da Bíblia se encontram em unidade nesse tema comum.
Os livros históricos da Bíblia contam como Deus está realizando um grande plano para a salvação de uma imensa comunidade internacional que no Novo Testamento se chama Igreja.
Como sabemos que Deus Existe? A resposta pode ser respondida em duas partes: A primeira é, todas as pessoas tem uma intuição intima de Deus.
A segunda é, cremos nas provas encontradas nas Escrituras e na natureza, conforme afirma o teólogo Wayne Grudem, que diz:
Todas as pessoas de qualquer lugar tem uma profunda intuição intima que Deus existe, de que são criaturas de Deus e de que Ele é seu Criador.
O apostolo Paulo diz que mesmo os gentios descrentes tinham " conhecimento de Deus", mas não o honravam como Deus nem davam graças ( Rm 1.21)
Na vida do cristão essa intima consciência de Deus, que dá claro testemunho do fato de que Deus existe se encontram logicamente, disseminadas por toda a Bíblia.
De fato, a Bíblia sempre pressupôe que Deus existe, além das provas encontradas na existência dos seres humanos, há outra excelentes evidencias na natureza.
Quem olha para o céu, de dia ou de noite, vê o sol, a lua e as estrelas, o firmamento as nuvens, todos declarando continuamente pela sua existência, beleza e grandeza que foi um criador poderoso e sábio quem os fez e os sustém na sua ordem.
Há milhares de anos as pessoas tem tentado provar que Deus existe.
As "Provas" tradicionais da existência de Deus, arquitetadas por filósofos cristãos, e alguns não cristãos, de várias épocas da história, são de fato tentativas de analisar as evidências, especialmente as evidências da natureza, de modos extremamente cuidadosos e logicamente precisos, a fim de convencer as pessoas de que não é racional rejeitar a ideia de que Deus existe.
A maior parte das provas tradicionais da existência de Deus pode ser classificada em quatro tipos importantes de argumento.
O argumento cosmológico considera o fato de que todas as coisas conhecidas do universo tem uma causa primeira.
Nada do que vemos é sua própria causa, tudo em nossa experiência tem causas fora de si mesmo e antes de si mesmo.
Tais causas, porém, não podem retroceder infinitamente, pois se não uma primeira causa, que fosse a sua própria causa finalmente, causa de todas as outras coisas, todo o processo de causa e efeito não poderia ter começado. Portanto, presume-se uma Causa primeira, a qual damos o nome de Deus.
O argumento teleológico é, na verdade, uma subcategoria do argumento cosmológico.
Como o universo parece ter sido planejado com um propósito, deve necessariamente existir um Deus inteligente e determinado que o criou para funcionar assim.
O argumento ontológico parte da ideia de Deus, definido como um Ser "Maior do que qualquer coisa que se possa imaginar". Foi primeiramente apresentado por Anselmo (1033-1109).
O argumento moral parte do senso do ser humano do certo e do errado, e da necessidade da imposição da justiça, e raciocina que deve necessariamente existir um Deus que seja a fonte do certo e do errado e que vá algum dia impor a justiça a todas as pessoas.
Diante disso, C.S. Lewis afirma o seguinte: Estes são, portanto, os dois pontos que eu queria ressaltar.
Primeiro, que os seres humanos, em toda terra, tem essa ideia curiosa de que devem comportar-se de certa maneira, e não conseguem livrar-se dela.
Segundo, eles na verdade não se comportam desse modo. Eles conhecem a lei da natureza e a quebram.
Esses dois fatos são a base de todo pensamento claro a respeito de nós mesmos e do universo em que vivemos.
Por sua vez, Scott Horrel descreve os argumentos em favor da existência de Deus da seguinte forma:
1- Cosmológico. (Cosmos-Mundo). Todo evento possui uma causa e tudo que existe é resultado de uma causa principal e suficiente para criar o universo. E é Deus.
Como disse J. Loke (1632-1704)." Eu existo, mas nem sempre eu existi, qualquer coisa que começa a existir deve ter uma causa, a causa deve ser suficiente, esta causa suficiente existe sem limitações; ela deve ser Deus." veja em Hb3.4 Sl 102
2- Teleológico. ( Telos -" Propósito, fim" ). A organização do universo aponta para um planejador
( Rm1.18-20) pois há coisas na natureza que mostram propósito. W. Paley ( 1743-1805 )
" Se alguém achasse um relógio no campo, concluiria que o mesmo teria sido feito por um relojoeiro."
Até Voltare e Kant se interessaram por este argumento. veja Sl 19.1-6; Sl 139.14.
3- Antropológico.( Antropós - "homem" ) Porque o homem é um ser moral e intelectual, ele deve ter um criador que também é moral e inteligente.
Este argumento tem muitas variações, a personalidade sentimentos, consciência, instintos religiosos, dignidade humana etc. Gn 1.26, Rm 1.18-20.
4- Ontológico. ( On- " Ser existência" ). Anselmo propôs que cada homem possui o conceito de Ser perfeito. Esta ideia inclui a necessidade da sua existência, pois se não, não seria perfeito.
O argumento é a priori ( Dedutivo) em vez de a posteriori ( Indutivo ), esse argumento atrai os filósofos cristãos de hoje, como Alvin Carl Plantinga.
Gostou desta mensagem ? compartilhe para abençoar outras pessoas !
Deus te abençoe!!